segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Sexualidade sob outro ponto de vista

Segundo os especialistas, a sexualidade costuma ser um tema carregado de preconceitos, tabus e, mesmo diante de muitas informações, as estatísticas relativas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) continuam crescendo.

Visando realizar um trabalho de formação continuada com professores, profissionais da saúde e adolescentes em Imperatriz, será realizado, na UFMA, Campus de Imperatriz, o III Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, fruto de um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de DST\HIV/Aids e Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz.


O evento tem como tema:
“Como viver em tempo de AIDS ?” e acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, tendo início no auditório da Secretaria de Saúde no dia 23, das 18h às 22h, com a palestra: “Sexualidade: o que é normal?”, que trará vários especialistas que vão explicar e discutir a sexualidade sobre diversos pontos de vista. No dia 24, das 8h às 12h, na UFMA, serão desenvolvidas as oficinas e relatos de experiências sobre o tema.

O pesquisador em sexualidade e professor da UFMA, Dr. Jonas Alves, explica que a sexualidade é uma construção social, e não fruto somente de uma ideologia.
“É fruto de vivência e de experiência que nós vamos construir ao longo da vida”, afirma.

Ele ressalta ainda que existe um grande tabu nas famílias quando o assunto é sexualidade.
“Este seminário vai mostrar o que pode e deveria ser explicado em casa pelos pais, porém, às vezes, talvez por causa da religião ou do medo, muitas famílias acabam negando, acabam rejeitando a sexualidade de seus filhos por não conversarem com eles”.

Serão discutidos temas como: participação juvenil, saúde sexual, saúde reprodutiva, DST, HIV/AIDS, raças e etnias, diversidade sexual, relações de gêneros, álcool e outras drogas, temas presentes em toda sociedade, mas que muitas vezes são tratados de maneira equivocada ou com preconceitos.



Edição e Postagem: Lígia Guimarães e Keyle Monteiro


Revisão de texto: Késia Andrade
Lugar: ASCOM/ UFMA – Núcleo Imperatriz
Fonte: Adriane Barreto
Notícia alterada em: 23/09/2011 17h12

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Universitário africano é espancado até a morte por PMs em MT, diz polícia


Um estudante africano que cursava economia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) morreu após ser espancado na noite desta quinta-feira (22) em uma pizzaria localizada no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, dois policiais militares, ambos de 24 anos, e mais um empresário que é filho de um delegado aposentado, de 27 anos, são suspeitos de espancar o universitário até a morte.
Ao G1, a Polícia Civil informou que a vítima identificada como Toni Bernardo da Silva chegou ao estabelecimento por volta das 23h desta quinta-feira. No local, ele começou a pedir dinheiro aos frequentadores da pizzaria. Em uma das mesas, o universitário esbarrou em uma mulher. O namorado dela, o empresário de 27 anos, e os dois PMs que estavam à paisana no local, retiraram à força o universitário do estabelecimento e começaram a agredi-lo com socos e pontapés.
Uma moradora que reside ao lado do estabelecimento tentou apartar a briga, mas não conseguiu. Não houve tempo para ninguém prestar socorro à vítima, que acabou morrendo no local.
Os suspeitos foram autuados em flagrante e vão responder na Justiça pelo crime de homicídio. Na manhã desta sexta-feira (23) eles prestaram depoimento na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na presença do representante da Corregedoria da Polícia Militar. Em depoimento, eles disseram que apenas imobilizaram o rapaz.
O corpo da vítima  está no Instituto Médico Legal (IML) e passa por exames periciais. Segundo o órgão, o laudo inicial do corpo do estudante aponta que ele foi morto por asfixia devido a uma lesão na traqueia. O corpo do estudante ainda será submetido a exames toxicológicos e de alcoolemia, já que há a suspeita de que ele estaria embriagado.
A Assessoria de Relações Internacionais da UFMT ainda vai se manifestar sobre o ocorrido. O estudante é natural de Guiné-Bissau, país localizado na costa ocidental da África, mas residia em Cuiabá há sete anos. Ele e mais um grupo de guinenses estavam fazendo intercâmbio em Cuiabá para estudar na UFMT. A Polícia Militar informou que vai investigar administrativamente a conduta dos dois policiais militares suspeitos de envolvimento no assassinato.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Programa de Bolsas Internacionais Ciência Sem Fronteiras

O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.

A iniciativa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O Programa visa propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vista a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados.

A permanência do aluno será custeada pela CAPES pelo período de 12 meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, mais um período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela CAPES em conjunto com as universidades de destino.

Os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições, oferecidos pela universidade americana serão pagas pela CAPES. Além disso, serão concedidos também aos estudantes selecionados:

•Montante para despesas pessoais no valor de US$ 300,00 mensais;
•Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o translado Brasil/EUA/Brasil, de acordo com as normas vigentes na CAPES. O valor referente ao auxílio deslocamento será pago pela CAPES ao bolsista no Brasil.

Nos casos em que a instituição americana não ofereça alojamento e refeições incluídas nos custos do aluno, a CAPES arcará com os custos referentes às taxas escolares, e concederá bolsa integral ao aluno no valor de US$ 1.300,00.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reufma recebe novos moradores

Foi divulgado, nesta sexta-feira (16), pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) da Universidade Federal do Maranhão o resultado do Processo Seletivo a vagas na Residência Estudantil da UFMA (Reufma). Os selecionados foram os graduandos de Geografia, Antonio silva Ferreira e de Engenharia Química, Elilton Almeida Lima.
A UFMA, que aderiu integralmente ao SISU, adotando a proposta do governo de dá oportunidade a estudantes de todo o país de ingressar no ensino superior no seu, ou em qualquer outro estado da Federação, ofereceu o número irrisório de apenas duas vagas para cada uma das duas residências masculinas, demonstrando a fragilidade da política de assistência estudantil desta universidade.
A Reufma dá boas vindas aos novos residentes e os parabenizam pela “sorte” de obter tal benefício, que lhes é de direito, mas que muitos ainda não conseguem assegurar.
 Coordenação de Assuntos Estudantis

Reufma elege seus novos gestores

Nesta quinta-feira (15), a Reufma elegeu seus novos gestores. A assembleia de eleição teve início às 22h e 40 minutos e se estendeu até meia noite, com a posse dos eleitos.
Marcos Viniciuns, então Coordenador Geral, presidiu a mesma e fez um breve discurso sobre a sua gestão. Mencionou algumas conquistas da casa no período em que coordenou e pediu desculpas pelas falhas da sua equipe, “erramos, sim, por algumas vezes, mas sempre tentando buscar o melhor para a residência”, afirmou Viniciuns, que declarou total apoio aos novos coordenadores.
Sem concorrente, a chapa candidata foi eleita com a aprovação de mais de 90% dos moradores presentes.
Eraldo Costa, Coordenador Geral eleito, foi o primeiro a discursar. Agradeceu aos presentes e disse ter montado sua equipe usando, como critério, a escolha de pessoas que sempre demonstraram preocupação e compromisso com a coletividade. Criticou a falta de comprometimento de parte dos residentes, alegando que, muitos usam um belo discurso ao se candidatarem a uma vaga na casa, mas que agem de modo diferente após a seleção. “Temos um planejamento de gestão e pretendemos dar início a algumas mudanças necessárias para o bom funcionamento da residência”, finalizou Eraldo.
O segundo Coordenador, Sandro Mirando, graduando de Oceanografia agradeceu aos colegas e fez uma breve retrospectiva da Reufma na gestão anterior. Disse ter faltado pulso firme da Coordenação, no sentido de cobrança aos colegas residentes, bem como transparência no processo administrativo. Falou da forma como a administração precisa agir e disse estar otimista de que sua equipe fará um bom trabalho.
Sandro, Eraldo , Marcos, Paiva, Aronilson, Bruno e Cleiton
Cleiton Franklin, coordenador de Higiene, Saúde e Alimentação iniciou sua fala dizendo apreciar muito a Reufma, pois parte do que conquistou, deve a ela. Fez referência à forma de agir de ex-coordenadores e falou sobre como pretende coordenar, “não serei carrasco, porém não passarei a mão na cabeça de ninguém”, completou Franklin.
O Coordenador eleito de Infraestrutura, Aronilson Aguiar, que havia pedido dispensa do cargo no início da assembléia, pediu desculpas por não ter disponibilidade de assumir o mesmo e se comprometeu em auxiliar os colegas no que for necessário.
O último a falar foi Antonio Paiva, eleito Coordenador de Assuntos Estudantis e Comunicação pela segunda vez consecutiva. Agradeceu ao ex-coordenador geral e disse ter ficado muito contente com o convite que recebera para compor a nova equipe. Comprometeu-se a continuar engajado na luta da residência e a dar o melhor de si junto à nova equipe gestora, “continuo disposto a fazer o que tenho feito pela casa e a lutar pelo bem do coletivo”, pontuou Paiva.
A nova Coordenação encontra a Reufma em um cenário complicado e terá um trabalho árduo pela frente.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prata da casa

Nada mais prazeroso para um pai, uma mãe, do que vê o êxito e a felicidade de um filho. É esse o sentimento da Reufma nesse momento, por mais uma conquista de um dos seus entes queridos: Mikael Costa, eterno reufmiano.
Mikael, ex-morador da residência, graduado recentemente em direito, acaba de ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), divulgado nesta terça-feira (13).
A Reufma o parabeniza por mais essa grande conquista e fica cheia de orgulho e satisfação, na certeza de que essa será apenas uma, das inúmeras outras que virão.
           Parabéns, Mikael! Vamos em frente, que  o sucesso nos aguarda.
                           Paiva Silva, Coordenador de Assuntos Estudantis.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Escolas do Maranhão têm pior desempenho do país no ENEM 2010

POR OSWALDO VIVIANI
O Maranhão foi o estado brasileiro que obteve a pior pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Segundo o resultado da prova, divulgado ontem (12), o estado obteve pontuação 512, sendo um dos três que ficaram abaixo da média – os outros dois são Tocantins (também com 512) e Piauí (518).
A escola maranhense de ensino médio que atingiu melhor pontuação no Enem 2010 ficou na 61ª colocação entre as 4.203 escolas do Brasil que participaram da prova. Trata-se do Jardim Escola Crescimento, do Renascença (São Luís), que obteve 697,60 pontos (acima da média). Em 2º lugar entre as melhores escolas do Maranhão, ficou o Centro de Educação Internacional COC, do Calhau (São Luís), com 693,72 pontos (81º posto no ranking nacional). O Colégio Educator, localizado no Outeiro da Cruz (São Luís), foi ranqueado na 3ª posição, no estado, e na 112ª no ranking nacional, obtendo 689,04 pontos, enquanto o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (do Renascença) ficou em 4º lugar no Maranhão e em 145º no país, com 685 pontos.
Das 20 melhores escolas maranhenses no Enem 2010 (todas com pontuação acima da média), apenas três pertencem à rede pública: Instituto Federal do Maranhão, no Monte Castelo (São Luís), com 676,22 pontos (5ª no estado e 224ª no Brasil); Cefet de Imperatriz, com 662,63 pontos (8º no estado e 380º no país); e Colégio Universitário (Colun), localizado no campus da Ufma, com 645,05 pontos (14º no estado e 737º no país).
Sete das 20 escolas maranhenses com melhor desempenho no Enem 2010 pioraram sua pontuação em relação ao ano anterior (2009).
A pontuação do Brasil, como um todo, ficou em 537 (dentro da média).
 PONTUAÇÃO DOS ESTADOS*
Distrito Federal: 579
Rio de Janeiro: 572
São Paulo: 561
R. G. Sul: 559
Minas Gerais: 557
Santa Catarina: 555
Goiás: 544
Mato Grosso do Sul: 543
Bahia: 531
R. G. Norte: 528

Sergipe: 527
Amapá: 527
Mato Grosso: 526
Roraima: 523
Rondônia: 523
Acre: 522
Amazonas: 522
Piauí: 518
Tocantins: 512
Maranhão: 512



(*) Parâmetros:
Abaixo da média: até 520,01

Dentro da média: entre 520,01 e 554,06
Acima da média: a partir de 554,06
Fonte: Jornal Pequeno

Governo ficou satisfeito com resultado do Enem



Dilma Rousseff e ministros avaliaram que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 está dentro da meta estabelecida pelo governo. A informação é do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza.
" A meta do governo é alcançar 100 pontos em dez anos e alcançamos 10 pontos neste ano, então a meta foi atingida. Houve melhora significativa do ensino no país, dentro do esperado.

Sobre a diferença de desempenho entre estudantes de escolas públicas e particulares, Vaccarezza disse que no passado essa discrepância era ainda maior. "Não temos ainda esse dado, mas a expectativa é que agora esteja menor". Os números mostram que, responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio do País, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional em 2010.

O novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso, poderá ajudar a melhorar o desempenho das escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio nos próximos anos. A avaliação é da presidente da Comissão de Educação da Câmara, Fátima Bezerra (PT-RN).

" Se o plano não for o instrumento eficiente para a gente avançar no que diz respeito à expansão, ao fortalecimento e à melhoria da qualidade da educação, o que nos resta?", questionou a deputada ao comentar o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). As escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional. Apenas uma escola pública está entre as 20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa.
Fonte: Diário Comércio Indústrias e Serviços

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto de lei orçamentária prevê crescimento de R$ 8 bi para o MEC em 2012


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
O orçamento do Ministério da Educação (MEC) poderá crescer R$ 8,5 bilhões de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012 apresentado ontem pelo governo federal. As previsões de investimento para o próximo ano ainda precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional. Segundo o Ministério do Planejamento, o orçamento do MEC em 2011 foi R$ 63,7 bilhões, aprovados pela LOA. Para 2012, o valor previsto no projeto de lei é R$ 72,2 bilhões.
Autarquias do MEC responsáveis por importantes programas da pasta terão mais recursos em 2012. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que administra os programas de distribuição de livros didáticos, apoio à merenda e ao transporte escolar, terá um aumento de R$ 6 bilhões. Uma das principais ações do FNDE até 2012 será a construção de creches prevista na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – são previstos 1,5 mil convênios com os municípios para construção das unidades de ensino por ano.
Já para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que no ano que vem irá aplicar duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a previsão é de R$ 216 milhões a mais no orçamento. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem R$ 3,5 bilhões previstos – R$ 415 milhões a mais do que em 2011. A principal ação da Capes para os próximos anos é o programa Ciência Sem Fronteira que pretende levar 75 mil estudantes brasileiros para estudar no exterior até 2014.
O MEC, entretanto, trabalha com valores diferentes do que os divulgados pelo Planejamento: a dotação orçamentária autorizada até o mês de agosto, segundo a pasta, foi R$ 73,9 bilhões e o total para 2012 pode chegar a R$ 82 bilhões incluindo outros programas e ações que não entram na LOA.
Edição: Rivadavia Severo