domingo, 12 de maio de 2013

NOTA DA REUFMA À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFMA SOBRE A OCUPAÇÃO DA REITORIA


São Luís, 12 de maio de 2013
Na semana passada, a Universidade Federal do Maranhão viveu um momento histórico. Na terça-feira, dia 07, reuniram-se em Assembleia Geral de Estudantes, na área de vivência da “Cidade Universitária”, cerca de 200 alunos, com representantes de todos os cursos. Na ocasião, foi constituída e aprovada uma pauta de reivindicações com os principais problemas que afetam diariamente todo o corpo acadêmico. Em uma votação democrática os presentes deliberaram pela entrega deste documento ao Reitor. E, assim, por volta das 17 horas, a multidão, que já contava com a adesão de mais estudantes, partiu para o prédio da administração superior da UFMA, mas foi surpreendida ao encontrar os portões do gabinete fechados e guardados por mais de dez seguranças. Diante do ocorrido, a assembleia foi retomada no hall da reitoria, e por volta das 17: 30, mais uma vez por meio de votação, deliberou-se pela ocupação daquele espaço até que a administração superior se dispusesse a ouvir os estudantes.

Nós, moradores da Residência Estudantil da UFMA e parte integrante do movimento de ocupação, vimos agradecer todo apoio (de estudantes, professores, autoridades, etc.) que nos foi dado durante os três dias de permanência no prédio da reitoria, bem como fazer algumas necessárias considerações.

Primeiramente, ressaltamos que a decisão de ocupar a reitoria não foi um ato impulsivo, mas a única forma encontrada para manifestarmos nossa indignação com o descaso e o silêncio da gestão desta instituição para com a classe acadêmica. Sim, pois foram inúmeras as tentativas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), por meio de ofícios, de se conseguir um momento de diálogo com o “nosso representante maior”, o Magnífico senhor Reitor, todas ignoradas, sem o mínimo de respeito. Além das várias denúncias levadas a público pela imprensa local, sobre a precariedade da Assistência Estudantil, principalmente no que se refere às residências estudantis, e que a assessoria de comunicação da universidade tratava sempre de deturpar e maquiar a realidade através das suas notas.

Ratificamos que o nosso movimento é legítimo, uma vez que as nossas reivindicações são direitos de todos os estudantes, como Assistência Estudantil de qualidade; ampliação da frota atual e criação de novas linhas de ônibus no Campus; ampliação do Restaurante Universitário; creche universitária; entrega da casa de estudante no Campus, que passa por um desvio de finalidade, dentre outros. Todavia, a administração superior tem tentado, a todo custo, criminalizar o movimento por meio de notas deturpadoras dadas à imprensa e publicadas no site da universidade, sem falar na forma abusiva que fomos tratados durante esses três dias de ocupação pacífica.

Afirmamos, ainda, que nosso ato foi vitorioso. Primeiro porque mostramos ao Reitor que a comunidade acadêmica não está convencida com a ideia absurda de que a UFMA está uma maravilha como ele tanto prega em seu blogue (site da universidade). Segundo porque, sob muita pressão, ele teve que descer do seu pedestal de arrogância e marcar uma reunião com uma comissão do movimento, onde será debatida a pauta construída na Assembleia Geral de Estudantes. E terceiro, porque é notória a insatisfação da classe acadêmica com a atual situação da UFMA, bem como é notório, mesmo que de forma tímida, o desejo de mudança. É por isso que continuamos firmes e fortes na luta e contamos com o apoio efetivo de todos vocês, para que juntos possamos construir uma universidade cada vez melhor!

Residência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão
São Luís-MA, 12/05/2013

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Estudantes são mantidos em cárcere privado na reitoria da UFMA

São Luís, 08 de maio


Após passarem a noite acampados na reitoria da Universidade Federal do Maranhão(UFMA),  os cerca de 40 alunos que ocupam o local contam terem sido surpreendidos, nesta manhã (8), por portões trancados, impossibilitando entrada e saída do local, e corte na energia elétrica e na wi-fi.
“Estamos em cárcere privado”, diz Thamara Layla, membro da direitoria do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Os principais incômodos relatados são a falta de comida e de banheiros.
A manifestação na reitoria começou ontem à tarde, por volta das 16h30, após uma Assembleia Geral dos Estudantes. Eram pedidas melhorias na universidade, tais quais a entrega da Casa Universitária (para receber estudantes de outras localidades), contratação de mais professores e ampliação do Restaurante Universitário.
O objetivo era entregar a pauta de reivindicações para o reitor Natalino Salgado. Como ele não apareceu, os estudantes decidiram acampar no espaço.
Fonte: G1

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Moradores das casas de estudantes da UFMA reivindicam melhorias na Assistência Estudantil

São Luís, 02 de maio de 2013



Residentes das três casas de estudantes da UFMA estão no pátio do Restaurante Universitário desde as 11 horas da manhã com o objetivo de sensibilizar os demais universitários, principalmente os calouros, quanto à necessidade de se lutar por melhorias na Assistência Estudantil atual da universidade, que não contempla o mínimo das necessidades dos acadêmicos.

Membros do DCE também estão por lá, e convidam todos os estudantes para uma Assembleia Geral a ser realizada na próxima terça-feira, 07 de maio, onde serão discutidas as seguintes pautas:

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL;
A ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE;
O FUNCIONAMENTO DO RU;
TRANSPORTE NO CAMPUS.

A Assembleia acontecerá às 15 h, na área de vivência da "Cidade Universitária.
Estão todos convidados!!!

Paiva Silva