quinta-feira, 30 de junho de 2011

O desafio de morar longe de casa

Morar longe de casa para estudar pode ser uma experiência fantástica, basta estar pronto para saber lidar com todos os desafios que podem surgir nesta fase da vida.


        “Longe de casa, há mais de uma semana, milhas e milhas distante do meu amor”. Esta música, da banda da Blitz, adquire um significado um tanto quanto especial para os estudantes que decidem morar longe de casa, do aconchego da família, dos namorados, namoradas, dos amigos, enfim, longe da vida que levavam até uma grande mudança acontecer: o dia em que é preciso largar tudo isso, e fazer uma faculdade. 

  Decidir qual curso prestar no vestibular, já não é uma tarefa fácil para os jovens. A questão complica quando, ao escolher um, a universidade fica distante da cidade onde mora, implicando em uma mudança radical na vida do estudante.
    Inicialmente, a ideia pode parecer algo sensacional. Já imaginou? Morar longe dos olhos e cuidados dos pais, conquistar a própria “independência”, sair e voltar a hora que bem entender, não precisar arrumar o quarto toda manhã antes de sair, poder dormir até mais tarde, não ter hora certa para comer, e nem saber o que comer, poder ficar até tarde na internet, dormir fora de casa, decidir o horário de fazer a faxina, ou quem sabe nem a fazer....enfim, é uma infinidade de supostas “vantagens” a que se pode chegar. Mas até que ponto isso ocupa o papel de vantagem?
   Entre a excitação do momento e o desafio de encarar o novo, muito precisa ser refletido e decidido. Não basta apenas “largar-se” para uma nova vida, sem pensar em todos os elementos novos que ela acarreta. “A dois passos do paraíso”, pode não ser tão perto e simples quanto se imagina.
  Junto com a independência, chegam, sem dúvida, as responsabilidades. São as contas para pagar todo o mês, a organização da vida pessoal, o cuidado com a moradia e também consigo mesmo - saúde física e mental -, os afazeres da faculdade...e o mais importante: cuidar e controlar a saudade de casa.

    Sendo assim, é possível perceber que morar e estudar longe de casa não é uma tarefa fácil para os estudantes que se deparam com esta realidade. Em compensação, as experiências adquiridas neste tempo são infinitas e inexplicáveis. É preciso que se entenda que esta fase na vida das pessoas jamais se repetirá, pois a primeira experiência de busca da independência é algo incrível, capaz de mudar totalmente a vida de alguém. É nesta época que as dúvidas surgem e são esclarecidas, os medos aparecem e somem; é neste tempo que se descobre a importância da família, o valor dos amigos, do dinheiro, das responsabilidades; esta é a fase das novidades, dos risos, dos choros, das festas, dos estudos, dos arrependimentos e dos orgulhos.
    Somos nós que escolhemos qual rumo dar as nossas vidas, pois a felicidade cabe a cada um construir, da sua maneira, do seu jeito.
Por Paiva Silva

8 comentários:

Cristiano disse...

Eu sei como é isto,sei o que tem de bom e o que tem de maravilhoso. E hoje irmãos sinto saúdade, saúdade desta casa, dos amigos, das farras. Aproveitem para fazer amigos e.

Cristiano de Fortaleza dos Nogueiras disse...

Continuando sou Cristiano ex-morador e Coordenado desta minha eterna casa.
Como faço para enviar uma foto?
Abraço irmãos.Cristiano de Fortaleza dos Nogueira.

REUFMA disse...

Olá, Cristiano!
Sou Paiva, Coordenador de Assuntos Estudantis da Reufma e moderador do blog.fico feliz em receber sua visita e gostaria de ter sua foto aqui, no quadro de ex-moradores.
Você pode enviá-la para o meu email: paiva-silva017@hotmail.com
Aguardo!
Abração!!!

Anônimo disse...

No dia em que eu saí de casa
Minha mãe me disse:
Filho, vem cá!
Passou a mão em meus cabelos
Olhou em meus olhos
Começou falar
Por onde você for eu sigo
Com meu pensamento
Sempre onde estiver
Em minhas orações
Eu vou pedir a Deus
Que ilumine os passos seus...

Eu sei que ela
Nunca compreendeu
Os meus motivos
De sair de lá
Mas ela sabe
Que depois que cresce
O filho vira passarinho
E quer voar...

Eu bem queria
Continuar ali
Mas o destino
Quis me contrariar
E o olhar
De minha mãe na porta
Eu deixei chorando
A me abençoar...

A minha mãe naquele dia
Me falou do mundo como ele é
Parece que ela conhecia
Cada pedra que eu iria
Por o pé
E sempre ao lado do meu pai
Da pequena cidade
Ela jamais saiu
Ela me disse assim:
Meu filho vá com Deus
Que este mundo inteiro é seu...

Eu sei que ela
Nunca compreendeu
Os meus motivos
De sair de lá
Mas ela sabe
Que depois que cresce
O filho vira passarinho
E quer voar...

Eu bem queria
Continuar ali
Mas o destino
Quis me contrariar
E o olhar
De minha mãe na porta
Eu deixei chorando
A me abençoar
E o olhar
De minha mãe na porta
Eu deixei chorando
A me abençoar
E o olhar
De minha mãe na porta
Eu deixei chorando
A me abençoar...

Anônimo disse...

Ola, meu nome é Lucivaldo da Mata,passei 2 anos e meio na Reufma, fiz grandes amigos, fui coodenador de saude e depois coordenador geral da casa. Muitas lutas travamos com a reitoria, para melhorar a estrutura, a nossa alimentação. Fizemos um bloco chamado O Pantano, Sediamos um Encontro Nacional das Casas, fizemos um festa de aniversario da casa. Mais o que mais tenho saudades mesmo são dos meus "irmãos, nunca me sentir tão bem um lar, fora a minha casa. Antes eu passava pulando de casa em casa, na Reufma não, achei sussego e um familia de verdade.Saudades de tudo que viver.

REUFMA disse...

lucivaldo, é um prazer receber sua visita em nossa página. A Reufma está de portas abertas e ficaríamos gratos com a sua visita.
Abraço!
Paiva, Coordenador de Assuntos Estudantis.

Raphael disse...

Olá amigos da REUFMA, sou Raphael Parga, morei na nessa casa de 2003 a 2007, fiz grandes amizades, hoje sou graduado em Geografia, voltei a morar em minha cidade Bacabal, estou esperando o resultado do vestibular da UEMA para voltar a fazer Direito, tive que trancá-lo para vir a Bacabal, nesse período fui coordenador geral e de saúde e higiene.

Paiva Silva disse...

Sim, Rafael. É um prazer recebermos a sua visita. Ficamos mais felizes ainda com o resultado do vestibular. Sabemos que passaste pra direito em 3º lugar, na UEMA, e isso nos deixa muito orgulhosos. Desejamos sucesso e esperamos a sua visita. Abraços!!!