sábado, 11 de junho de 2011

NOTA DE REPÚDIO À PRISÃO DOS ESTUDANTES E À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL da UnB

 O Centro Acadêmico de Letras – CALET – UnB e a Executiva Nacional de Estudantes de Letras – Exnel, repudiam a prisão pela PM-DF de dois estudantes moradores da Casa do Estudante Universitário, ocorrida na ultima sexta-feira, 3 de junho, após se manifestarem contra o desrespeito praticado por funcionários da Universidade de Brasília que, cumprindo ordens da Reitoria, praticam há meses atos inaceitáveis de opressão e constrangimento contra os estudantes dentro de seus próprios apartamentos.
Os dois estudantes, que trabalham de madrugada, foram acordados na manha de sexta-feira com o barulho de portas e armários que eram jogados do 4º andar em um contêiner. Tentaram conversar pedindo para que o barulho diminuísse, mas os trabalhadores da UnB chamaram a segurança e seguiram com o barulho. Essa tensão toda é resultado de uma reforma iniciada ainda com estudantes morando na CEU. Então, em um momento de impulso e protesto, os estudantes atearam fogo no contêiner de lixo. A segurança, além de desrespeitá-los, impediu que se apagasse o fogo e chamou a PM. Esta entrou no Campus e prendeu os estudantes dentro de suas próprias casas, fato esse que não acontecia desde a ditadura militar.
Acreditamos que a prisão é culpa da reitoria, pois a reforma da Casa do Estudante passa por um processo de negociação conturbado desde 2009. A proposta inicial insana da Reitoria seria a de um alojamento perto da UnB, onde os estudantes morariam em grupos de 10 a 15 pessoas no mesmo quarto. Tempos depois foi acordado com uma pequena parte de moradores, uma bolsa-aluguel de R$ 510,00, que é insuficiente, tendo em vista o cenário imobiliário de Brasília, o qual a UnB conhece bem. A bolsa aluguel não prevê fiadores e para que o estudante seja locatário necessita ter uma renda superior em três vezes o valor do aluguel do imóvel. Outra proposta foi o aluguel de apartamentos pela fundação mantenedora da UNB – FUB, que até hoje não conseguiu alugar os apartamentos. A proposta de emergência da reitoria para tirar os estudantes da CEU foi colocá-los em hotéis 4 estrelas, onde o gasto mensal gira em torno de três mil reais.
Os alunos que continuam na CEU são aqueles que não conseguiram sair da casa com os R$ 510,00; os que tiveram problemas e voltaram; os que optaram pelo aluguel dos apartamentos da FUB e que não aceitaram transferir-se para hotéis por entenderem que o gasto é imoral e antiético. Estes alunos estão sofrendo várias ações que vão do arrombamento de portas e invasão de domicílio à sua ameaça a integridade física e moral, ameaça de suspensão da bolsa permanência, perseguição, assédio moral e físico.
Além disso, a reitoria retirou o transporte interno que passava na CEU, soldou a porta de emergência, reduziu o efetivo de segurança, de manutenção, o laboratório de informática, os bebedouros e, pior ainda, começou a reforma com estudantes morando, que correm constantes riscos de sofrer lesões corporais.Inclusive uma aluna se lesionou por causa da reforma.
A política de assistência estudantil aplicada hoje na UnB é gritantemente ineficiente e precária! Ela não atende a demanda e ainda funcionários do setor humilham os alunos que precisam da assistência para continuar estudando. A UnB mantém o mesmo número de 368 vagas de assistência a moradia em um momento de grande expansão, na qual o número de ingressos na graduação dobrou nos últimos três anos de implementação do REUNI.
Exigimos uma nova política de assistência estudantil que garanta a permanência dos estudantes carentes na universidade! Pela Não criminalização dos manifestantes!
Pela dignidade dos estudantes!
Por uma LEGÍTIMA expansão da assistência estudantil que acompanhe o processo de expansão da UnB!
Pela construção dos novos blocos prometidos em campanha pelo Reitor José Geraldo!


Centro Acadêmico de Letras - CALET –UnB

Nenhum comentário: