sexta-feira, 8 de julho de 2011

Após denúncia, concurso da UFMA é suspenso

Em 05/07/2011, por Zeca Soares

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam denúncias de irregularidades no concurso público realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Por causa das denúncias, a UFMA teve que suspender a nomeação dos aprovados para os cargos de nível médio e superior na instituição.
     O concurso foi realizado em maio deste ano, foram oferecidas 16 vagas para cargos de nível médio e seis para cargos de nível superior, nos Campi de Pinheiro, Imperatriz, Grajaú, São Bernardo e no Campus de São Luís.
    Uma das principais denúncias está relacionada ao resultado do concurso que está sob investigação: o primeiro colocado para o cargo de assistente administrativo, no Campus de São Luís, foi funcionário da Fundação Josué Montelo, uma das fundações de apoio à universidade. O candidato prestava serviço para a UFMA no Núcleo de Eventos e Concursos. A mulher dele, também foi aprovada em segundo lugar, para a mesma função.
    Outra denúncia é que o primeiro colocado para o cargo de assistente em administração em Grajaú também é funcionário de uma fundação de apoio à UFMA. Ele é lotado na Divisão de Administração Interna do gabinete da reitoria.
      Em entrevista a TV Mirante a pró-reitora de recursos humanos da UFMA, Eliza Lago admite que os dois aprovados em primeiro lugar em São Luís e em Grajaú prestam serviços à universidade. Segundo a pró-reitora a universidade instalou uma auditória, para apurar o caso e suspendeu a nomeação dos aprovados no concurso até que as investigações sejam concluídas.

2 comentários:

MARIZÉLIA RIBEIRO - DEMED III disse...

Nas eleições para chefia do Departamento de Medicina III, em 2010, a própria Comissão Eleitoral atestou fraude na urna docente, porque foi colocado um voto a mais que o número de votantes. A desorganização nessa eleição foi muito clara: a) nomes de professores não constavam nas listas de votantes e a Comissão Eleitoral decidiu modificar as regras; b) a mesa da urna dos alunos ficou incompleta, no início; c) a Comissão autorizou que professores do DEMED III votassem sem que eles fossem solicitar esse direito(um nem lembrava da eleição). Resultado: mandato de segurança contra a Comissão. Até hoje, NÃO FOI CONVOCADA NOVA ELEIÇÃO (PRAZO DE 30 DIAS APÓS NOMEAÇÃO DE PRO TEMPORE).
É preciso TAMBÉM verificar as regras que justificam passar em concurso no interior e exercer função em São Luís; de morar, DURANTE O ESTÁGIO PROBATÓRIO, em outra cidade ou Estado DIFERENTE do local para onde foi nomeado; de construção das vagas; de não dar aulas presenciais para a Graduação; de ocupar funções sem ser concursado (existe limite para isso); e ETC. Finalmente, começou a chegar na PF e MP.

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer a quantas anda a situação desse concurso da UFMA. Se o MP já chegou a alguma conclusão? Se alguém foi nomeado ou se será anulado o concurso? Se quem prestou o concurso saberá a tempo se foi nomeado?!