terça-feira, 20 de setembro de 2011

Programa de Bolsas Internacionais Ciência Sem Fronteiras

O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.

A iniciativa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O Programa visa propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vista a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados.

A permanência do aluno será custeada pela CAPES pelo período de 12 meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, mais um período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela CAPES em conjunto com as universidades de destino.

Os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições, oferecidos pela universidade americana serão pagas pela CAPES. Além disso, serão concedidos também aos estudantes selecionados:

•Montante para despesas pessoais no valor de US$ 300,00 mensais;
•Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o translado Brasil/EUA/Brasil, de acordo com as normas vigentes na CAPES. O valor referente ao auxílio deslocamento será pago pela CAPES ao bolsista no Brasil.

Nos casos em que a instituição americana não ofereça alojamento e refeições incluídas nos custos do aluno, a CAPES arcará com os custos referentes às taxas escolares, e concederá bolsa integral ao aluno no valor de US$ 1.300,00.

Nenhum comentário: