
Visando realizar um trabalho de formação continuada com professores, profissionais da saúde e adolescentes em Imperatriz, será realizado, na UFMA, Campus de Imperatriz, o III Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, fruto de um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de DST\HIV/Aids e Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz.
O evento tem como tema: “Como viver em tempo de AIDS ?” e acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, tendo início no auditório da Secretaria de Saúde no dia 23, das 18h às 22h, com a palestra: “Sexualidade: o que é normal?”, que trará vários especialistas que vão explicar e discutir a sexualidade sobre diversos pontos de vista. No dia 24, das 8h às 12h, na UFMA, serão desenvolvidas as oficinas e relatos de experiências sobre o tema.
O pesquisador em sexualidade e professor da UFMA, Dr. Jonas Alves, explica que a sexualidade é uma construção social, e não fruto somente de uma ideologia. “É fruto de vivência e de experiência que nós vamos construir ao longo da vida”, afirma.
Ele ressalta ainda que existe um grande tabu nas famílias quando o assunto é sexualidade. “Este seminário vai mostrar o que pode e deveria ser explicado em casa pelos pais, porém, às vezes, talvez por causa da religião ou do medo, muitas famílias acabam negando, acabam rejeitando a sexualidade de seus filhos por não conversarem com eles”.
Serão discutidos temas como: participação juvenil, saúde sexual, saúde reprodutiva, DST, HIV/AIDS, raças e etnias, diversidade sexual, relações de gêneros, álcool e outras drogas, temas presentes em toda sociedade, mas que muitas vezes são tratados de maneira equivocada ou com preconceitos.
Edição e Postagem: Lígia Guimarães e Keyle Monteiro
Revisão de texto: Késia Andrade
Fonte: Adriane Barreto
Notícia alterada em: 23/09/2011 17h12
Nenhum comentário:
Postar um comentário