segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Sexualidade sob outro ponto de vista

Segundo os especialistas, a sexualidade costuma ser um tema carregado de preconceitos, tabus e, mesmo diante de muitas informações, as estatísticas relativas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) continuam crescendo.

Visando realizar um trabalho de formação continuada com professores, profissionais da saúde e adolescentes em Imperatriz, será realizado, na UFMA, Campus de Imperatriz, o III Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, fruto de um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de DST\HIV/Aids e Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz.


O evento tem como tema:
“Como viver em tempo de AIDS ?” e acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, tendo início no auditório da Secretaria de Saúde no dia 23, das 18h às 22h, com a palestra: “Sexualidade: o que é normal?”, que trará vários especialistas que vão explicar e discutir a sexualidade sobre diversos pontos de vista. No dia 24, das 8h às 12h, na UFMA, serão desenvolvidas as oficinas e relatos de experiências sobre o tema.

O pesquisador em sexualidade e professor da UFMA, Dr. Jonas Alves, explica que a sexualidade é uma construção social, e não fruto somente de uma ideologia.
“É fruto de vivência e de experiência que nós vamos construir ao longo da vida”, afirma.

Ele ressalta ainda que existe um grande tabu nas famílias quando o assunto é sexualidade.
“Este seminário vai mostrar o que pode e deveria ser explicado em casa pelos pais, porém, às vezes, talvez por causa da religião ou do medo, muitas famílias acabam negando, acabam rejeitando a sexualidade de seus filhos por não conversarem com eles”.

Serão discutidos temas como: participação juvenil, saúde sexual, saúde reprodutiva, DST, HIV/AIDS, raças e etnias, diversidade sexual, relações de gêneros, álcool e outras drogas, temas presentes em toda sociedade, mas que muitas vezes são tratados de maneira equivocada ou com preconceitos.



Edição e Postagem: Lígia Guimarães e Keyle Monteiro


Revisão de texto: Késia Andrade
Lugar: ASCOM/ UFMA – Núcleo Imperatriz
Fonte: Adriane Barreto
Notícia alterada em: 23/09/2011 17h12

Nenhum comentário: