quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sete Tesouros de São Luís são divulgados internacionalmente


Ilha dos Amores é escolhida a Capital Americana da Cultura            
            A Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC) e a Prefeitura Municipal divulgaram, no último dia 04, em Barcelona, os sete tesouros do Patrimônio Cultural Material de São Luís. A Cidade, que é considerada a Capital Americana da Cultura, teve sua inscrição efetuada por intermédio da Secretaria de Turismo de São Luís (Setur) em 2010. No entanto, a comissão do IBOCC não promoveu a usual disputa entre três cidades, escolhendo São Luís devido ao seu quarto centenário e o seu alto valor histórico-cultural. 

            O título de “Capital Americana da Cultura” foi pensado para a promoção da integração cultural das cidades americanas, bem como a contribuição para os conhecimentos dos povos das Américas. Entre as 32 candidaturas, Azulejaria, Convento das Mercês, Igreja da Sé, Palácio dos Leões, Praça Gonçalves Dias, Rua Portugal, Teatro Arthur Azevedo foram os tesouros escolhidos na disputa, o que ratifica o título de Patrimônio da Humanidade, concedido à Ilha pela Unesco em 1997. 

            A partir de janeiro, o Bureau Internacional de Capitais Culturais e a Prefeitura de São Luís, por meio da Setur, vão promover um intenso trabalho de divulgação no exterior, visando o aumento do turismo cultural internacional com o uso de imagens, vídeos e gestão de eventos com alcance de até 20 milhões de pessoas, o que deve ajudar a transformar esses sete pontos em novos atrativos turísticos mundiais. 

            Quando questionado sobre a preparação de São Luís para uma campanha de divulgação desse porte e sobre suas consequências no aumento do turismo, o coordenador do Núcleo de Projetos e Pesquisa de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Davi Andrade, afirma que, como qualquer destino turístico, São Luís tem suas necessidades e que as suas carências são suprimidas à medida que as demandas surgem. “Títulos como esse evidenciam as necessidades. A iniciativa privada, por exemplo, é organizada e tem alto nível de qualidade e equipamento em relação à hospedagem e setor de alimentos como restaurantes e bares. Já os aspectos públicos deixam a desejar na infraestrutura, saneamento básico, transporte, preservação e segurança do patrimônio histórico, além do estado caótico do nosso único aeroporto. Esse título chama a atenção do setor público para essas carências”, conclui sobre a oportunidade de melhorias a serem implementadas na Capital. 

Edição: Diogo Azoubel 
Revisão: Carla Morais 
Foto: Portal Escolar

Lugar: Campus Bacanga
Fonte: Amanda Arrais - Ascom
Notícia alterada em: 
18/01/2012 12h12

Nenhum comentário: