quinta-feira, 19 de maio de 2011

Discurso x Realidade


Em 16/05/2011 foi veiculado no site na Universidade Federal do Maranhão uma nota sobre as “novas estruturas e benefícios” da residências estudantis da instituição, todavia, interessante observar como a realidade é manipulada de forma a parecer que tudo está certo, tudo está as mil maravilhas. Vejamos o quadro comparativo abaixo:
O que Natalino fala:
fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10619
No que o REItor  Natalino se CALA:
fonte: moradores da REUFMA
“o número de graduandos de outros estados e até de outros países aumentou. Atualmente é possível encontrar residentes de São Paulo, Pará, Peru, África do Sul e Guiné-Bissau”
...E o número de vagas ofertadas permanece o mesmo
“Segundo a PROEX, as residências universitárias têm passado por mudanças estruturais desde 2008, quando houve a entrega de obras realizadas no LUGARGB. Em 2009, foi realizada a reestruturação da CEUMA e este ano os trabalhos se concentram na REUFMA”
...E o número de vagas ofertadas permanece o mesmo.

...Há determinação judicial para que a Casa no Campus seja entregue, a qual comportaria aproximadamente 100 estudantes, todavia, o reitor prefere desviar a finalidade da obra já iniciada, não cumprir com o que fora acordado e homologado na Justiça Federal, alegando que o projeto de construção da residência estudantil no campus não é seu e sim do reitor passado, agindo de maneira pessoal.
ORA, o projeto e a responsabilidade é da Universidade e não de fulano ou de ciclano.

“Na REUFMA, por exemplo, foram disponibilizados colchões, camas, guarda-roupas, ventiladores e 12 computadores com acesso à internet sem fio para ajudar os alunos nas práticas acadêmicas”
...Pois bem, os residentes da REUFMA foram deslocado em 2009 para o Projeto Reviver, para um casarão em condições nada adequadas para estudantes, isso sem contar o localização, posto se ali um local inapropriado para habitação, ante as inúmeras festas que ocorrem, o que dificulta, e em alguns casos impossibilita os estudos. Enquanto isso a sede da REUFMA ainda passa, após 1 ano e meio, por reparos, reparos sobre reparos.

“Para o guineense, Euclides Mendes, modelo fotográfico vindo de Guiné-Bissau (Costa ocidental da África) e estudante do Curso de Comunicação Social - Relações Públicas, que é ex-morador das residências UFMA, as instalações e condutas no REUFMA são muito acolhedoras, lembra em depoimento”
Interessante...., entrevistaram um ex-morador, que li residiu em 2009, porque será que não o fizeram com algum dos atuais residentes? Temem que a verdade seja revelada, que as atuais condições, precárias diga-se de passagem, sejam trazidas ao conhecimento da comunidade acadêmica? Não vislumbramos outra hipótese...


“O projeto de reestruturação das casas visa atender diversas reivindicações dos discentes vindos de outras cidades.”
Mas como se as atuais residências não comportam mais pessoas devido a própria limitação estrutural das casas?.
Tal situação poderia ser resolvida se a Residencia Estudantil do Campus fosse entregue como prometido.





Nenhum comentário: