terça-feira, 24 de maio de 2011

A verdade que não quer calar



O site da UFMA tem propagandeado que os moradores das residências estudantis estão cada vez mais contentes com o programa de assistência estudantil.  Mas a verdade é bem outra. Os residentes convivem diariamente com inúmeros problemas, bem como: incontáveis furtos às residências, corriqueiros cortes de fornecimento de energia elétrica e de água e constantes atrasos na entrega do gás. Parte disso decorre do desvio de finalidade das obras de construção da Residência Estudantil do Campus do Bacanga. Inconformados com tal realidade, os estudantes fizeram um ato público que culminou na abertura de um processo jurídico contra a atual gestão.

Em 2007 a JUSTIÇA FEDERAL determinou que a administração da UFMA cumprisse as seguintes reivindicações: a futura gratuidade do Restaurante Universitário a todos os estudantes da UFMA e a entrega da Residência Estudantil do Campus do Bacanga. Porém, até hoje, NADA FOI CUMPRIDO!
Os problemas atuais das residências universitárias são incontáveis, principalmente os relacionados ao acesso às vagas. Vejamos:
1) O aumento considerável da procura pelo acesso às residências universitárias justifica uma ampliação do número de vagas, já que hoje as moradias encontram-se superlotadas. Contudo, a atual gestão decidiu fechar os olhos às necessidades estudantis e optou pela destruição da Casa de Estudantes no Campus e pelo desperdício de recursos públicos (já foram gastos mais de 1 milhão na obra);
2) O atraso do processo seletivo para novos moradores faz com que os pretendentes às vagas desistam do curso e voltem para suas localidades de origem, por falta de condições financeiras.

Por mais que se invista em propaganda para falsear as condições dessa universidade, a realidade diária dos estudantes mostra o contrário: os ÔNIBUS estão cada vez mais lotados; a FILA do RU está cada vez maior; a BIBLIOTECA já não oferece condições de estudo. E as RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS não fogem à regra, pois a falta de ESPAÇO e de ESTRUTURA é de envergonhar qualquer trabalhador brasileiro que paga seus impostos para garantir acesso e permanência aos estudantes. 


Residência Estudantil da UFMA 

Nenhum comentário: