segunda-feira, 20 de junho de 2011

Residentes retornam à sede oficial da Reufma



        Na manhã deste 19 de junho, nós, moradores da Reufma, enfim retornamos à sede oficial da Residência, localizada na Rua da Paz. Depois de quase dois anos em reforma, finalmente a casa foi devolvida aos estudantes. Mas vale lembrar que não foram acordados pactos entre os moradores e a UFMA. Saibam que esta reforma é justa e merecida, sendo parte de um processo de  melhoria da qualidade de vida dos residentes das casas de estudantes do Maranhão, fruto de anos de lutas da comunidade acadêmica, ainda assim, aquém de  nossas expectativas e necessidades.
Dessa forma, questiono o modelo irresponsável de ampliação da universidade, pois entendo que para além de reformas, a UFMA deveria entregar a casa para cerca de 100 estudantes que estava sendo concluída no Campus do Bacanga, e que ao invés disso, a administração da universidade decidiu, por si só, destruí-la e destiná-la a outro fim.
Questionem, conheçam a realidade das casas de estudantes, para que quando a UFMA divulgar em seu site que existe um grupo de privilegiados sendo beneficiados, consigamos partir para uma discussão mais ampla de assistência estudantil, entendendo que não somos privilegiados, e que as universidades apenas estão cumprindo com parte de seu papel social com a sociedade brasileira.
Vandiel Barbosa_ Graduando em Enfermagem e Morador da Reufma

Um comentário:

Paulo Ferreira disse...

Valeu turma pela conquista. Pena que a casa parece ainda não estar como deveria. De qualquer forma vocês estão de volta ao seio maternal da eterna mãe REUFMA. Agora é continuar a luta por melhoras.
Abraços a todos!