terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Reufmiano defende monografia


Por Paiva Silva, em 10/01/202
De todas as preocupações de um graduando, a monografia é, sem dúvida, aquela que mais lhe tira o sono. A sua defesa, então, é momento de grande ansiedade que se transforma em alívio, minutos depois. Nesta sexta-feira, 06 de janeiro foi o dia de José Delfino, morador da Residência Estudantil da UFMA (Reufma), apresentar o seu trabalho de conclusão de curso.
José Delfino
Com o título, Estudo do Comportamento voltamétrico de piridoxina (vitamina B6) sobre Eletrodos de Carbono Vítreo (CV), o estudante propõe, em seu trabalho, um sistema (sensor) para a determinação de vitamina B6 em amostras reais.
Delfino destaca que, ao se considerar o panorama atual em que a estética do corpo e o cuidado com a saúde tornam-se uma preocupação vigente, é importante saber que, toda substância pode ser tóxica, dependendo de sua quantidade, podendo, tanto o estado de carência quanto o excesso, afetar a saúde. Sua pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia para determinar (identificar e quantificar) piridoxina, popularmente conhecida como vitamina B6, empregando-se um eletrodo de carbono vítreo via técnicas eletroquímicas.  Segundo a Anvisa (2005) as ingestões diárias recomendadas (IDR) para a vitamina B6 é exatamente 1,3 mg. É nesse contexto que surge, segundo ele, a necessidade de qualificar (avaliar sua presença ou ausência em determinada amostra) e, principalmente, quantificar a vitamina B6 em medicamentos ou suplementos alimentares.
Os métodos oficiais de análise para determinação de vitamina B6, apesar de eficientes, apresentam algumas desvantagens, como um extensivo tratamento da amostra, alto custo das análises e impossibilidade de determinações em tempo real (in situ) – que se faz às vezes necessário.  As técnicas eletroquímicas surgem, portanto, como uma alternativa viável a essas dificuldades. Nesse intuito, o graduando relata que experimentos foram realizados para otimizar as condições de análise e determinação dessa vitamina, obtendo resultados que validam o método proposto. Por fim, ele afirma que todos os resultados obtidos apresentaram-se satisfatórios e atenderam as expectativas que se tinha para o projeto, semelhantemente estes resultados apresentaram-se coerentes e comparáveis aos de outros métodos reportados na literatura, o que permitiu concluir que o sistema proposto pode ser aplicado como sensor eletroquímico para determinações de vitamina B6 em amostras reais.
Delfino entre os  professores da banca
José Rodrigues Delfino está concluindo o curso de Química Industrial, pela Universidade Federal do Maranhão e desde o início da graduação é morador da Reufma. A sensação no momento, diz ele, é de dever cumprido.


Dos colegas e amigos reufmianos, ficam o orgulho e os parabéns a mais um companheiro que cumpre com êxito essa árdua e importante etapa da vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, irmão! Você merece.
Abraço! Saudades de todos.

Anônimo disse...

aew Delfino parabéns soube que sua defesa foi perfect abraço stella