domingo, 12 de maio de 2013

NOTA DA REUFMA À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFMA SOBRE A OCUPAÇÃO DA REITORIA


São Luís, 12 de maio de 2013
Na semana passada, a Universidade Federal do Maranhão viveu um momento histórico. Na terça-feira, dia 07, reuniram-se em Assembleia Geral de Estudantes, na área de vivência da “Cidade Universitária”, cerca de 200 alunos, com representantes de todos os cursos. Na ocasião, foi constituída e aprovada uma pauta de reivindicações com os principais problemas que afetam diariamente todo o corpo acadêmico. Em uma votação democrática os presentes deliberaram pela entrega deste documento ao Reitor. E, assim, por volta das 17 horas, a multidão, que já contava com a adesão de mais estudantes, partiu para o prédio da administração superior da UFMA, mas foi surpreendida ao encontrar os portões do gabinete fechados e guardados por mais de dez seguranças. Diante do ocorrido, a assembleia foi retomada no hall da reitoria, e por volta das 17: 30, mais uma vez por meio de votação, deliberou-se pela ocupação daquele espaço até que a administração superior se dispusesse a ouvir os estudantes.

Nós, moradores da Residência Estudantil da UFMA e parte integrante do movimento de ocupação, vimos agradecer todo apoio (de estudantes, professores, autoridades, etc.) que nos foi dado durante os três dias de permanência no prédio da reitoria, bem como fazer algumas necessárias considerações.

Primeiramente, ressaltamos que a decisão de ocupar a reitoria não foi um ato impulsivo, mas a única forma encontrada para manifestarmos nossa indignação com o descaso e o silêncio da gestão desta instituição para com a classe acadêmica. Sim, pois foram inúmeras as tentativas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), por meio de ofícios, de se conseguir um momento de diálogo com o “nosso representante maior”, o Magnífico senhor Reitor, todas ignoradas, sem o mínimo de respeito. Além das várias denúncias levadas a público pela imprensa local, sobre a precariedade da Assistência Estudantil, principalmente no que se refere às residências estudantis, e que a assessoria de comunicação da universidade tratava sempre de deturpar e maquiar a realidade através das suas notas.

Ratificamos que o nosso movimento é legítimo, uma vez que as nossas reivindicações são direitos de todos os estudantes, como Assistência Estudantil de qualidade; ampliação da frota atual e criação de novas linhas de ônibus no Campus; ampliação do Restaurante Universitário; creche universitária; entrega da casa de estudante no Campus, que passa por um desvio de finalidade, dentre outros. Todavia, a administração superior tem tentado, a todo custo, criminalizar o movimento por meio de notas deturpadoras dadas à imprensa e publicadas no site da universidade, sem falar na forma abusiva que fomos tratados durante esses três dias de ocupação pacífica.

Afirmamos, ainda, que nosso ato foi vitorioso. Primeiro porque mostramos ao Reitor que a comunidade acadêmica não está convencida com a ideia absurda de que a UFMA está uma maravilha como ele tanto prega em seu blogue (site da universidade). Segundo porque, sob muita pressão, ele teve que descer do seu pedestal de arrogância e marcar uma reunião com uma comissão do movimento, onde será debatida a pauta construída na Assembleia Geral de Estudantes. E terceiro, porque é notória a insatisfação da classe acadêmica com a atual situação da UFMA, bem como é notório, mesmo que de forma tímida, o desejo de mudança. É por isso que continuamos firmes e fortes na luta e contamos com o apoio efetivo de todos vocês, para que juntos possamos construir uma universidade cada vez melhor!

Residência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão
São Luís-MA, 12/05/2013

Um comentário:

Alex disse...

Você expõe apenas o lado da Administração, e o de vocês que é de manter a casa e ela está um lixo? Panelas sujas, gordurosas, fogão sem limpar, comida e roupas espalhadas. O que vocês tb têm feito pela casa? Pelo que conheço, nada! Mas cobrar é muito fácil ne? Antes de cobrar, façam a parte de vocês. E outra, 200 pessoas não se resume em comunidade acadêmica e sim grupo estudantil, a comunidade vai muito além disso. Conheço pessoas das casas que não são de acordo com esse manifesto de vocês e até que vcs tratam mal e com desrespeito a alguns novos estudantes que tiveram que sair da casa pela ignorância de vocês. Isso vcs tb expressam pra comunidade? Acho que não né? Mais cobrar da UFMA, isso vcs sabem!!!!