terça-feira, 17 de maio de 2011

ESCLARESCIMENTOS À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA


Resposta da Reufma (Residência Estudantil da UFMA)

No dia 16 de Maio de 2011 (ontem), foi veiculada notícia tendenciosa sobre as condições de moradia dos estudantes moradores das residências estudantis da UFMA. De acordo com a instituição, as reclamações dos residentes quanto às condições de moradia estariam diminuindo. A atual gestão, no entanto, parece esquecer, por exemplo, que devido aos inúmeros assaltos (inclusive dentro da própria residência), aos corriqueiros cortes de fornecimento de energia elétrica, aos constantes atrasos na entrega de gás e, principalmente devido ao desvio de finalidades das obras de construção da Residência Estudantil do Campus do Bacanga (hoje destinada para outros fins), foi realizado um ato público que culminou com a ocupação, por algumas horas, do pátio da reitoria.
Diante disso cabe lembrar que em 2007 os estudantes ocuparam a Reitoria por nove dias e – perante acordo entre a Justiça Federal, UFMA e a Classe Estudantil – saíram vitoriosos das seguintes reivindicações:
·         Revogação da Resolução 66 do CONSAD, que visava a privatização de espaços e estruturas da Universidade;
·         Gratuidade Integral do Restaurante Universitário;
·         Entrega da Nova Casa Estudantil no Campus do Bacanga;
(No referente à Residência Estudantil no Campus, já haviam sido gastos mais de UM MILHÃO DE REAIS do dinheiro público nesta obra.)
Com a adesão da UFMA ao ENEM houve um aumento no número de alunos matriculados e, consequentemente, o aumento da procura por vagas nas residências estudantis, o que justificaria a necessidade da ampliação de oferta de vagas para além daquelas que haviam sido projetadas no início da construção da Casa no Campus. Contudo, a atual gestão por motivos meramente políticos decidiu fechar os olhos às necessidades estudantis, e ao invés de aumentar a oferta de vagas, optou pela destruição da obra e pelo desperdício de recursos públicos.
Diga-se ainda que, ao contrário do que diz a propaganda veiculada pela instituição, os problemas relacionados à seleção das vagas são incontáveis. Já perto do final do período letivo a UFMA ainda não concluiu o processo seletivo dos novos moradores. Ademais, com a adesão ao novo processo seletivo de ingresso à Universidade, a atual gestão provocou a migração de estudantes, além do interior do Maranhão, advindos também de outros estados. Esta situação faz com que os pretendentes às vagas desistam do curso e voltem para suas localidades de origem, por não terem como se manter na Universidade, em São Luís.
Quanto ao depoimento de Euclides Mendes, contido no texto postado no site da universidade, vale ressaltar que ele e mais três colegas foram enviados pelo NAE (Núcleo de Assuntos Estudantis) à Reufma, no início de 2009, quando a casa não tinha a mínima condição de acomodá-los. Sem nenhuma preocupação do órgão citado, os quatro estudantes ficaram alojados na sala de estudo da residência, dormindo em colchões dispostos no chão. Se isso para Euclides Costa é qualidade, para nós da residência não, entendemos que se trata de condições subumanas. Vale ainda ressaltar que, o citado aluno permaneceu na residência estudantil por apenas um semestre, isso devido às “maravilhosas condições de vida” a qual ele e seus compatriotas estavam submetidos.
 Dessa forma, entendemos que a UFMA necessita urgentemente de um plano de assistência estudantil que garanta não somente o acesso à universidade, mas acima de tudo, o direito à permanência, sendo este o modelo de assistência que não temos em nossa honrosa Universidade. Lembramos ainda que, a universidade cresce a cada semestre, em contra partida, as vagas para moradia que deveriam ser ampliadas com a entrega da Residência Estudantil no Campus do Bacanga, são completamente reduzidas pela total falta de compromisso da Administração superior da UFMA com a comunidade acadêmica.
Diante dessas informações e do descaso para com a assistência estudantil, cabe informar que os estudantes acionaram a justiça federal contra a gestão da UFMA e o processo está em andamento.


 Reufma (Residência Estudantil da UFMA)

5 comentários:

Paiva disse...

A verdade sempre aparece!!!

EUCLIDES disse...

REUFMA, esse esclarecimento não vale nada, porque só vocês mesmo que segue este blog, quanto a minha resposta se eu for responder a pergunta mesmo ficaria mais feio ainda para vocês de forma como nos trataram na casa. A recepção da UFMA para me foi ótima até agora está sendo, a questão da residência, ou seja, lá em casa dos estudantes as maiorias dos moradores são bando de miseráveis, preconceituosos, na época que eu morei em casa tinha pessoas que não são moradores mais moram no quarto e até outros que chegaram depois de nós conseguiram quarto, passei dois semestre morando lá em casa.
Outra coisa da alimentação tudo o que falei não é verdade? Toda sexta feira chega comida e todo que mora na REUFMA tem almoço e jantar no RU.

Euclides Mendes de Carvalho

Anônimo disse...

queridos acabo de enviar um e-mail para o Sr. euclides sobre o que os comentários do mesmo neste blog.
Miseráveis? preconceituosos? tais acusações são muito sérias, principalmente em relação ao preconceito que o Sr. Euclides, modelo fotográfico, dá a entender que sofrera na reufma.

De ex-morador para ex-morador Euclides, sugiro que modere suas palavras, xingamentos como o que o Sr. fez no blog NOVAREUFMA contra os moradores são passíveis inclusive de representação judicial, isto sem contar a afirmação incabível, insustentável, de preconceito.

Das duas uma, ou o Sr. procura os meios legais para apurar o ato discriminatória que afirma ter sofrido, e na esfera judicial veremos a verdade surgir, ou o senhor siga meus conselhos de amigo, não insulte os moradores da casa, injuriando-os, posto ser isto crime previsto no art. 140 no Código Penal Brasileiro (Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.).

DE: MIKAEL COSTA, EX-MORADOR, residi na casa na mesma época que o Sr. Euclides, caso não lembre.

Anônimo disse...

É triste notarmos nesses discursos de ameaça uma total ausência de humildade e reconhecimento de erros que costumamos criticar nos outros. A intimidação, tentando fazer calar as minorias, e os estrangeiros, são práticas não apenas dos chamados da "direita" mas de todos os que mesmo se dizendo "oposição" por pura falta de oportunidade de estar no poder tem uma mente ditadora, soberba, autoritária... Que pena ver pessoas tão jovens na idade, fazendo um curso superior em uma Universidade tão conceituada e respeitada como a UFMA manifestar uma velha maneira de viver e ver a vida.

Jovem Euclides, parabéns pela coragem da denúncia, viva a sua juventude e aconteça. E, à despeito dos que não te valorizaram neste país, perdoe-nos. Acredite que estes que hoje te menosprezam ainda te verão, da platéia, nos palcos da vida.

Anônimo disse...

Euclides é bastante humilde e nada preconceituoso tambem quando chama os demais de "bando de miseraveis"